Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mortes No Hip-Hop Talentos Que se Foram Mas Fizeram Um Baita Barulho No Cenario

Esta é uma lista de mortes das personalidades ligadas ao hip hop, relacionando cronologicamente o falecimento de rappers, DJs e dançarinos de breakdance. O hip hop é um movimento cultural que surgiu no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. Ele é composto por quatro pilares, tidos como fundamentais para o entendimento da arte: as rimas de MCs através do rap; a instrumentação dos DJs; a dança hip hop com breakdance, popping e locking; e a escrita do grafite. Estes pilares foram estipulados por Afrika Bambaataa, que é reconhecido como o criador oficial do hip hop.
Dentre as mortes de personalidades relacionadas ao hip hop, podemos destacar o assassinato de Tupac Shakur, em 1996, quando foi atingido por quatro tiros dentro de seu carro dirigido por Suge Knight.Buscando respostas a motivação da morte de seu companheiro de Outlawz, o rapper Yaki Kadafi ameaçou uma vingança a um policial suspeito, e acabou sendo morto pelo mesmo.Tido como um dos envolvidos e mandante do assassinato de Tupac, o rival Notorious B.I.G. viajou para a Califórnia a fim de selar as pazes e esfriar os ânimos, mas acabou sendo atingido também por quatro tiros quando parou em um sinal vermelho. Além deste caso, merecem notoriedade as mortes de Eazy-E, ex-membro do NWA, em decorrência da AIDS; Big L, assassinado na frente da sua casa, no mesmo lugar que seu irmão morreu um ano depois; Jam Master Jay, DJ do Run-D.M.C., que foi atingido com vários tiros no estúdio de gravação por uma suposta vingança contra o The Supreme Team de Kenneth McGriff; Ol' Dirty Bastard, membro e fundador do Wu-Tang Clan, vítima de uma overdose acidental;e Guru, do duo Gang Starr, que possuía câncer.
Entre os rappers dos países lusófonos, há destaque para as mortes dos brasileiros Sabotage, assassinado com quatro tiros por vingança de um ponto rival de venda de drogas;Dina Di, considerada a "rainha do rap nacional", que contraiu uma infecção hospitalar após o nascimento da sua segunda filha; e DJ Primo, do programa Manos e Minas, vítima de uma parada cardíaca decorrente de pneumonia. Em Portugal, merecem notoriedade os casos de MC Snake, que foi atingido por um policial da PSP quando burlou uma sinalização; e Raptor, que faleceu por uma parada cardiorrespiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário